Tempo de tela: equilíbrio para aprendizado e crescimento
- Objetivo Plenitude Marketing

- 24 de jul.
- 2 min de leitura

#DicadoPleninho
No Colégio Objetivo Plenitude, acreditamos que a tecnologia é uma aliada na educação — quando usada com consciência. Mas como garantir que o tempo de tela das crianças e adolescentes seja saudável e positivo?
Com a presença crescente de telas na rotina — celulares, tablets, computadores e TVs — é fundamental discutir o uso equilibrado desses recursos, especialmente durante a infância e adolescência. Embora a tecnologia ofereça benefícios, o excesso pode afetar o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico dos estudantes.
O que dizem os especialistas sobre o tempo de tela?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de 2 a 4 anos devem ter, no máximo, 1 hora de tempo de tela por dia, enquanto crianças menores de 2 anos não devem ter acesso a telas, exceto para videochamadas com familiares. A partir dos 5 anos, o controle passa a envolver mais diálogo e equilíbrio do que apenas tempo cronometrado.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também alerta que o uso excessivo de telas pode estar associado a:
Problemas de sono
Déficit de atenção
Sedentarismo
Irritabilidade e ansiedade
Dificuldades de socialização
Queda no rendimento escolar
Quanto tempo de tela é considerado adequado por faixa etária?
Faixa etária | Tempo recomendado |
0 a 2 anos | Evitar totalmente |
2 a 5 anos | Até 1 hora por dia |
6 a 10 anos | Até 2 horas por dia |
11 a 18 anos | Até 3 horas por dia (com supervisão e pausas) |
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (2022) / OMS
Sinais de alerta no uso excessivo de telas
Irritabilidade ao desligar os dispositivos
Dificuldade de concentração em outras atividades
Troca de horários de sono por tempo em jogos ou redes sociais
Falta de interesse por brincadeiras físicas ou interações sociais
Dicas para um uso saudável das telas em casa
Estabeleça horários e pausas – principalmente antes de dormir.
Crie momentos sem tela – refeições, passeios, conversas.
Dê o exemplo – o uso dos pais influencia diretamente os filhos.
Ofereça atividades alternativas – como esportes, leitura, jogos de tabuleiro ou arte.
Supervisione o conteúdo – saiba o que seu filho está assistindo ou jogando.
Tecnologia com equilíbrio é ferramenta de crescimento
Em um mundo digital, educar para o uso responsável da tecnologia é tão importante quanto ensinar matemática ou português. No Colégio Objetivo Plenitude, nosso compromisso vai além do conteúdo: formamos cidadãos preparados para lidar com o mundo real e digital de forma crítica, consciente e saudável.
Fontes confiáveis:
Organização Mundial da Saúde (OMS): www.who.int
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): www.sbp.com.br
UNICEF Brasil – Tecnologia e infância: www.unicef.org/brasil
American Academy of Pediatrics: www.aap.org
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