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Tempo de tela: equilíbrio para aprendizado e crescimento

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#DicadoPleninho


No Colégio Objetivo Plenitude, acreditamos que a tecnologia é uma aliada na educação — quando usada com consciência. Mas como garantir que o tempo de tela das crianças e adolescentes seja saudável e positivo?


Com a presença crescente de telas na rotina — celulares, tablets, computadores e TVs — é fundamental discutir o uso equilibrado desses recursos, especialmente durante a infância e adolescência. Embora a tecnologia ofereça benefícios, o excesso pode afetar o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico dos estudantes.


O que dizem os especialistas sobre o tempo de tela?


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de 2 a 4 anos devem ter, no máximo, 1 hora de tempo de tela por dia, enquanto crianças menores de 2 anos não devem ter acesso a telas, exceto para videochamadas com familiares. A partir dos 5 anos, o controle passa a envolver mais diálogo e equilíbrio do que apenas tempo cronometrado.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também alerta que o uso excessivo de telas pode estar associado a:

  • Problemas de sono

  • Déficit de atenção

  • Sedentarismo

  • Irritabilidade e ansiedade

  • Dificuldades de socialização

  • Queda no rendimento escolar


Quanto tempo de tela é considerado adequado por faixa etária?

Faixa etária

Tempo recomendado

0 a 2 anos

Evitar totalmente

2 a 5 anos

Até 1 hora por dia

6 a 10 anos

Até 2 horas por dia

11 a 18 anos

Até 3 horas por dia (com supervisão e pausas)

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (2022) / OMS



Sinais de alerta no uso excessivo de telas


  • Irritabilidade ao desligar os dispositivos

  • Dificuldade de concentração em outras atividades

  • Troca de horários de sono por tempo em jogos ou redes sociais

  • Falta de interesse por brincadeiras físicas ou interações sociais



Dicas para um uso saudável das telas em casa


  1. Estabeleça horários e pausas – principalmente antes de dormir.

  2. Crie momentos sem tela – refeições, passeios, conversas.

  3. Dê o exemplo – o uso dos pais influencia diretamente os filhos.

  4. Ofereça atividades alternativas – como esportes, leitura, jogos de tabuleiro ou arte.

  5. Supervisione o conteúdo – saiba o que seu filho está assistindo ou jogando.


Tecnologia com equilíbrio é ferramenta de crescimento


Em um mundo digital, educar para o uso responsável da tecnologia é tão importante quanto ensinar matemática ou português. No Colégio Objetivo Plenitude, nosso compromisso vai além do conteúdo: formamos cidadãos preparados para lidar com o mundo real e digital de forma crítica, consciente e saudável.




Fontes confiáveis:

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